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Casal Adrenalina
Viviane e Daniel Covre vão trazer dicas e informações para os viciados em esporte!
Da corrida para o triathlon
Da corrida para o triathlon
O triathlon surgiu em San Diego (EUA), no ano de 1974, em um clube de atletismo que, ao dar férias aos seus atletas, passava planilha de treinamentos na qual constavam, principalmente, exercícios de natação e ciclismo para que os atletas ‘descansassem’ um pouco dos treinos e competições de atletismo. Ao voltar das férias, os treinadores faziam testes com seus atletas, para saberem se realmente eles tinham cumprido a planilha.
Estes atletas teriam que nadar 500 metros na piscina do clube, pedalar 12 quilômetros em condomínio fechado (existente ao lado do clube) e, finalmente, correr cinco quilômetros na pista de atletismo. Os atletas gostaram tanto da ‘brincadeira’ que pediram para os treinadores repetirem a dose nas férias seguintes, porém, convidando os ilustres guarda-vidas de San Diego para um tira-teima (desafio), já que estes eram ‘os caras’ do verão e praticamente imbatíveis.
No Havaí foi dado início ao Iron Man, uma referência para o triathlon, uma das provas mais extenuantes do planeta e que apresentou definitivamente para o mundo este esporte maravilhoso. O Iron Man tem as distâncias de 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de corrida.
O triathlon chegou ao Brasil em 1981 e a primeira competição oficial aconteceu somente em 1983, na cidade do Rio de Janeiro. A modalidade é praticada em diversas distâncias, porém, a distância standard é a reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e utilizada nos Jogos Olímpicos de Verão. São 1500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. O nome ‘distância standard’ veio em substituição ao nome ‘distância olímpica’, que foi utilizado por um tempo para vincular a modalidade ao movimento olímpico.
Além da standard, o triathlon é praticado nas seguintes distâncias: Sprint (com 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e cinco quilômetros de corrida). Este tipo de prova é disputada na Copa Brasil de Triathlon. Temos também as provas de longa distância que representam o dobro e o triplo da distância standard.
O número de adeptos do triathlon cresce de maneira cada vez mais rápida. Porém, antes de se aventurar no universo desse ‘multiesporte’ pela primeira vez, é preciso estar atento a algumas questões: 
1 - Comece em uma distância curta. O sonho de muitos é completar um Iron Man, mas, para chegar lá, é preciso passar pelas distâncias menores. A progressão correta deve começar em um short triathlon (750 metros de natação / 20 quilômetros de bicicleta / cinco quilômetros de corrida), seguido da distância standard (1,5 km / 40 km / 10 km) e de um meio Iron Man (1,9 km / 90 km / 21 km). 
2 - Não abandone a musculação. O trabalho de fortalecimento, principalmente de pernas, braços e abdome, é essencial para começar a participar de provas em mais de um esporte. Realize as séries pelo menos duas vezes por semana.
3 - Mais qualidade nos treinos de natação. Geralmente, esse é o treino ‘novo’ para quem deseja ser triatleta - já que muitos corredores também pedalam e vice-versa. Não basta apenas cair na água e sair nadando, é preciso programação de acordo com suas necessidades.
4 - Tenha uma rotina adequada. Os treinos em dois períodos no mesmo dia se tornam comuns, e, por isso, é importante avaliar a qualidade da alimentação. Procure um nutricionista para consumir carboidratos, gorduras e proteínas na medida certa.
5 - Cuidados com a alimentação. Dormir 8h por noite é uma das chaves para evitar o overtraining. Para quem não consegue completar tantas horas de sono, uma opção é descansar depois do almoço ou entre um treino e outro.
6 - Atenção aos equipamentos. O modelo da bicicleta pouco importa para os iniciantes. Ela pode ser simples, desde que esteja com a revisão em dia. O tênis de corrida próprio para triatletas, com a amarração que favorece a transição, também é uma boa aquisição.
7 - No ritmo certo. A estratégia correta para a primeira prova deve ser ir de maneira tranquila na natação, com atenção a frequência cardíaca no ciclismo, tentando poupar energia para a corrida. Mantenha uma intensidade mais alta do que a dos treinos e se alimente e hidrate como de costume.
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