Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fagulha Musical
por Cleiton Rolo, músico e designer gráfico
A contemporaneidade da folk music
A contemporaneidade da folk music
Popularizada nos anos 1960, nos Estados Unidos, a folk music, rótulo oriundo da palavra folk ou folclore, tem origem ainda no século XIX. Sua principal diferença entre os demais estilos surgidos na mesma época e local. É que este difunde basicamente a ideologia e aprendizado do homem do campo nos EUA. O cantor da classe trabalhadora que não se apresentava em grandes palcos ou ainda não sofrera modificação perante a indústria musical. Podemos sugerir que o folk é uma das maiores expressões autodidatas da música popular e pode até ser por isso que ele se confunde muito com a nossa música sertaneja brasileira, o que não passa de um feliz equívoco. 
É impossível datar as primeiras gravações do folclore americano, mas especula-se o ano de 1900, no qual os americanos começaram a adaptar as ainda mais antigas canções folclóricas provenientes da Irlanda e da Inglaterra. 
O artista mais popular da folk music é Bob Dylan. Suas participações no clássico festival de Newport, sua carreira regada a grandes sucessos e exposição, colaboraram para uma maior popularização dessa cena. Influenciado em artistas da década de 40 como Pete Seeger e Whoody Guthrie, Dylan se consolidou como o maior cantautor pop de sua geração influenciando também grandes nomes do rock, pop e da música popular dos anos 1960 até os dias de hoje.
Seguindo o aspecto que envolve basicamente a cultura do campo, aliado ao violão de seis ou 12 cordas, gaita e instrumentos de percussão, o folk lançou grandes nomes ao estilo, entre eles destacam-se Arlo Guthrie, Peter, Paul & Mary, Joni Mitchell, The Byrds, Crosby, Stills, Nash & Young, Neil Young, Nick Drake, Mamas & The Papas, Cat Stevens, James Taylor e cito ainda, os mais recentes cantores do estilo: Bon Iver, Laura Marling, Fleet Foxes e outros.
No Brasil, apesar de haver uma dúvida sobre o que é folk e o que é música sertaneja, existe cantores que se destacam fazendo uma autêntica folk music brazuca. Dentre os artistas que mais se aproximam do estilo estão Renato Teixeira, Almir Sater, Sá, Rodrix & Guarabira, além do arararense possuidor de uma vasta discografia no estilo: Philip Long, que tem uma carreira prolífica e inspiradora. Curta um som e nos vemos por ai!
Siga o Cleiton nas redes sociais:
Facebook: cleiton.rolo
Instagram: cleitonrolo
Twitter: @cleitonrolo
comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ainda não há nenhum comentário para o Artigo. Seja o primeiro!
Publicidade
Publicidade

Todos os direitos reservados © Jornal O ECO 2017 - oeco@jornaloeco.com.br - telefone central: (14) 3269-3311

desenvolvido por Natus Tecnologia